My One Thousand Movies
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
My One Thousand Movies

O forum do blog My One Thousand Movies


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

década 'OO (2001-2010)

+5
Santos
...
Chico
Murilo Souza
Xavier Liberto Beco
9 participantes

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

1década 'OO (2001-2010) Empty década 'OO (2001-2010) Qui Mar 11, 2010 9:47 am

Xavier Liberto Beco

Xavier Liberto Beco

O Chico criou-nos um grande blogue de cinema e pôs ao nosso dispor um chat onde se vão tendo algumas boas discussões. O número de participantes é suficiente para que sejam interessantes.

Eu sugiro que dinamizemos este fórum, utilizando-o para aprofundar (ou não, simplesmente agilizar) o debate. Criar uma pequeníssima comunidade de discussão cinéfila.

Gostava de iniciar neste tópico uma discussão, com a duração de (sugestão) um mês, ao fim da qual chegaremos a um acordo sobre quais são os melhores (sugestão) quinze filmes da década que está a acabar. Cada apresentaria uma lista, ou somente um filme de cada vez, defendendo a sua opinião, explicando as razões porque concorda, ou não, com a inclusão de um filme apresentado por outra pessoa.

Defendo um limite de oito filmes americanos. Defendo também que contestem, ou apoiem, as regras que sugeri. Se correr bem podemos fazer o mesmo com outras décadas, ou, se preferirem começar por elas.

O que acham da ideia?

Alguém que dê o primeiro tiro.

2década 'OO (2001-2010) Empty filmes da década. Qui Mar 11, 2010 10:56 am

Murilo Souza

Murilo Souza

Acho que é preciso muito cuidado com essa coisa de 'lista de filmes', pois sempre corremos o risco de sistematizar obras que têm o seu próprio valor inerente.

Porém, como observado na descrição do tópico, que possamos aqui através do compartilhamento de experiências sugerir um perímetro que poderá tranquilamente ser traçado como referência de obras que, sem dúvida, marcaram esta primeira década.

3década 'OO (2001-2010) Empty Re: década 'OO (2001-2010) Qui Mar 11, 2010 11:23 am

Chico



Acho óptima idéia aphanavam. Vou pensar na minha cuidadosamente, e depois posto-a aqui.
Entretanto no fim deste ciclo vou actualizar o top das pérolas no blog.

4década 'OO (2001-2010) Empty ... Qui Mar 11, 2010 11:47 am

Xavier Liberto Beco

Xavier Liberto Beco

Murilo, eu concordo contigo em absoluto. Aquilo que aqui obtivermos será sempre subjectivo, mas estará contextualizado, será o resultado de uma discussão de um fórum de um blogue que disponibiliza filmes difíceis de encontrar. O que me interessa mais, é essa a minha sugestão, é a discussão. Não propriamente a conclusão a que eventualmente chegaremos.

Esta primeira troca de ideias, falamos da relevância das listas, já é um objectivo conseguido.

...

Provocando mais discussão, sugiro a inclusão de Vai~e~vem(2003). A mim parece-me uma inclusão óbvia, sou acérrimo defensor de João César Monteiro, mas fico a pensar sobre o valor absoluto da obra. Sobre que relevância terá se tomarmos em conta o que se fez em todo o mundo, até que ponto a emoção me tolda o juízo, se estou influenciado pela portugalidade.

...

Chico, força nisso, obrigado por responderes. E sempre pelo blogue claro Smile

5década 'OO (2001-2010) Empty Re: década 'OO (2001-2010) Qui Mar 11, 2010 5:48 pm

...



...



Última edição por ... em Qui Set 05, 2013 2:14 am, editado 2 vez(es)

6década 'OO (2001-2010) Empty Re: década 'OO (2001-2010) Qui Mar 11, 2010 7:38 pm

Murilo Souza

Murilo Souza

Acredito ser mais complicada a tarefa de referenciar obras desta década do quê seria se fosse para fazermos o mesmo com décadas anteriores, como as de 70 e 80, por exemplo.

Um dos critérios mais comumente utilizados pelos que se dispõe a esta tarefa (talvez insensata) é o de como os filmes sobrevivem com o tempo.

Talvez muitos filmes que provavelmente aqui não serão lembrados em décadas seguintes sejam citados como referência desta década. Ou que alguns dos filmes aqui sugeridos já não sejam mais lembrados com tanta frequência com o passar do tempo.

Os julgamentos da crítica e do público são subjetivos. O do tempo, definitivo.

7década 'OO (2001-2010) Empty Re: década 'OO (2001-2010) Sex Mar 12, 2010 9:53 am

Xavier Liberto Beco

Xavier Liberto Beco

iPedro, as participações óbvias serão tão relevantes como quaisquer outras. O despojamento necessário para as fazer chega a ser tão difícil como um contributo mais elaborado, acredita. Eu próprio também não me sinto um cinéfilo muito informado, tenho até dificuldade em considerar-me já um cinéfilo, e tenho aprendido aqui no blogue do Chico.

Quanto aos critérios, a minha esperança, se realmente esta discussão se fizer, é que cada um defina os seus e os defenda. Eu pouco acredito na divisão por géneros, gosto da divisão apenas em filmes bons e filmes maus. E não consigo, mesmo que obrigado, escolher entre um filme de Clint Eastwood, com mais público, e um outro do Sokurov, mais desconhecido.

Obrigado pela participação



Murilo, mais uma vez estou de acordo contigo. É por isso que ressalvo que o que se discutir terá uma contextualização evidente. Por, provavelmente, ser efémero não deixa de ser um exercício interessante, dum tempo determinado, dum espaço determinado. Inclusivamente poderá ser um futuro ponto de comparação, como se poderá medir o efeito do tempo se não houver um ponto de partida? A insensatez da tarefa é inequívoca e estimulante. Pequenos Herzogs, pequenos Fitzcarraldos a cruzar o Amazonas (Ah, Ah, o exagero Smile ).

Permite-me deixar-te uma pergunta, Como chega o João César Monteiro aí ao Brasil? Há algum filme brasileiro que consideres merecedor de entrar numa lista como esta? Lamentavelmente sou um perfeito ignorante no que respeita ao cinema brasileiro. Penitencio-me por isso.

8década 'OO (2001-2010) Empty Re: década 'OO (2001-2010) Sex Mar 12, 2010 11:09 am

Murilo Souza

Murilo Souza

Aphanavam, lamentavelmente tb não conheço a fundo o cinema português, com exceção de Manoel de Oliveira e alguns clássicos como O Pátio das Cantigas e O Leão da Estrela (entre outros) que me foram apresentados pelo meu padrasto, que é Lisboeta.

Quantos aos filmes brasileiros desta década, com raríssimas exceções, são medíocres. Alguns que deixo como sugestão para análise são:

- Lavoura Arcáica, de Luiz Fernando Carvalho (2001)
- Serras da Desordem, de Andrea Tonacci (2006)
- Viajo porque Preciso, Volto porque te Amo, de Marcelo Gomes e Karim Ainouz (2009)
- Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho (2007)
- Brasília 18%, de Nelson Pereira dos Santos (2006)

Se fôssemos referenciar apenas filmes brasileiros desta primeira década, estes sem dúvida constariam entre os que colocaria em discussão.

9década 'OO (2001-2010) Empty Re: década 'OO (2001-2010) Sex Mar 12, 2010 12:22 pm

...



...



Última edição por ... em Qui Set 05, 2013 2:14 am, editado 2 vez(es)

10década 'OO (2001-2010) Empty Re: década 'OO (2001-2010) Sáb Mar 13, 2010 1:14 pm

Xavier Liberto Beco

Xavier Liberto Beco

Eu faço a contagem 01-10, considerando que no ínicio do calendário romano o primeiro ano foi o ano um e não o ano zero. Não faço questão em manter a contagem desta forma. A mantê-la não poderemos considerar o ano dois mil, já seria uma década com onze anos. Por mim podemos prosseguir com 00-09.

De qualquer forma estarei ao teu lado na luta pela inclusão de um filme de Wong Kar Wai na lista. Apesar de também preferir o In the mood for love, com o 2046 o realizador ficará igualmente bem representado.

Outro asiático que defendo é o Kim Ki-Duk, já alguém o indicou também no chat. Custa-me escolher entre o Primavera, Verão, Outono, Inverno... Primavera e o Ferro-3. Tenho tendência para o primeiro. Se contarmos com o ano dois mil, temos ainda o excelente O bordel do lago, que só vi quando recentemente o Chico o arranjou. O outro filme que vi dele, Endereço desconhecido, apesar de bom não o considero para estas contas.

...
Obrigado Murilo. Eu do Brasil só conheço mesmo o evidentíssimo, Cidade de Deus, Tropa de Elite, Central do Brasil, (...). E, por favor não me leves a mal, não me enchem muito as medidas (talvez o Walter Salles me convença um pouco). Uma coisa é certa, vocês parecem ter aí uma capacidade de produção invejável se comparada com o nosso inquinado sistema.

11década 'OO (2001-2010) Empty Re: década 'OO (2001-2010) Dom Mar 14, 2010 10:37 am

Santos



Aphanavam, congratulo-me com a iniciativa que tomaste e que, como vou constatando, está a dar os seus frutos. Embora não sejam aínda muitos os participantes, apercebo-me, no entanto, que as participações neste desafio por ti lançado, demonstram, pelo menos, empenho por parte dos colegas que já responderam.

Estou certo de que a tua iniciativa continuará a merecer a melhor atençao por parte de todos nós, pois penso e, acima de tudo, desejo que os colegas se apercebam de como é importante para quem ama o cinema, "pensar cinema", ouvindo a nossa voz, assim como a dos outros. Os portugueses pensam pouco (como refere Eduardo Lourenço)e, mais grave do que isso, não se ouvem entre si, não se partilham. Temos todos, pois, algo a fazer para contrariar esse triste "fado".

Com paciência se constroi o que realmente vale, o que tem solidez.
Digo isto para que entendas que tudo na vida tem os seus altos e baixos; o fundamental, é que nos apercebamos que o caminho em que seguimos é benéfico, é o correcto, apesar dos tropeções e consequentes quedas. Não deves, eu penso, colocar alta a fasquia (as expectativas), aceita com humildade o que receberes e disso faz o principio do que será maior no passo seguinte.

Queria só, antes de concluír, dizer-te que infelizmente não me será possível dar o meu contributo neste desafio que lançaste (uma lista dos "nossos" melhores filmes da década que agora finda). Eu explico: Amo o cinema, mas não sou um consumidor assíduo, querendo com isso dizer que tenho igualmente outro tipo de interesses. Interesso-me pelo cinema, assim como por outras manifestações artísticas (Literatura de ficção e de tese,musica,pintura). Por assim diversificar os meus interesses, acabei por estar pouco atento, nos ultimos anos, ao que se foi fazendo em matéria de cinema. Agora que encontrei este Blog, concentrei-me mais na 7ª arte, mas como não acompanhei o que se fez em cinema nos ultimos 10 anos, não consigo ver sentido numa participação minha no actual desafio.

12década 'OO (2001-2010) Empty lista de filmes Dom Mar 14, 2010 5:42 pm

maria



olá saudações! acho a ideia interessante, talvez um pouco dispersa nos critérios de escolha da lista, que tal se houver um citério mais reduzido como filmes americanos, filmes europeus ou sul americanos? é só uma sugestão que vos parece? Faço aqui uma pergunta directa ao murilo pois gosto mto de cinema brasileiro e da lista que deste só conheço um filme, há algum blogue mais especifico de cinema brasileiro, conheço vários que são brasileiros mas não têm mtos filmes nacionais, ou terei que procurar por ex os que sugeres pelo geral? obrigado murilo
vou continuar a estar atenta aqui ao forum é uma boa iniciativa

13década 'OO (2001-2010) Empty Re: década 'OO (2001-2010) Qua Mar 17, 2010 9:40 am

Ed Moraes



Resolvi citar alguns filmes desta decada que vi e gostei não simplesmente pela qualidade,mas tambem pela ousadia e renovação de alguns generos. decidi tambem escolher filmes que se diferenciam uns dos outros.


Marcas da Violência 2005 de David Cronenberg, é uma produção estranha se tratando de uma obra do diretor, Tem um ritmo gostoso, pois mostra um realismo improvavel, uma estoria certamente envolvente, onde se pode imaginar que você poderá se surpreender com uma pessoa muito proxima.

Todo Mundo Quase Morto 2004 de Edgar Wright este filme brinca com tudo de uma maneira que eu nunca vi antes em filme de comedia pastelão, ele não encontra soluções ou piadas rasteiras para completar o roteiro.

Volver 2006 de Pedro Almodóvar, muita gente considera este um filme menor do mestre espanhol, mas nesta pelicula ele homenageia o mestre HItchcock com um suspense de primeira, além de Carmen Maura como sempre em atuação memoravel.

Anti-Herói Americano 2003, Canções do Segundo Andar 2000, Corpo Fechado 2000, Oldboy 2003, Adeus Lenin! e O Fabuloso Destino de Amélie Poulain são outros que gostaria de citar.

14década 'OO (2001-2010) Empty Re: década 'OO (2001-2010) Qua Mar 17, 2010 2:00 pm

Xavier Liberto Beco

Xavier Liberto Beco

Santos, vá lá Smile, hás-de ter visto pelo menos um que te enchesse as medidas.

Maria, se me fores lendo reparas que eu tenho pedido que todos escolham os seu critérios e os defendam, daí apresentar uma premissa tão liberal. Não vejo problema em comparar um filme europeu com um americano (do sul, ou do norte, ou do centro), ou um asiático. Mas de qualquer forma estou à vontade com a tua sugestão, estou pelo que todos acharem melhor.
Estou contente com uma coisa, se fôssemos todos cineastas em vez de aspirantes a cinéfilos, seríamos tudo malta preocupada com o aspecto formal do Cinema. Meio caminho andado para grandes obras Smile

Ed, obrigado por seres dos primeiros a avançar. Deixa-me só sugerir que usemos os títulos internacionais dos filmes. Às vezes há divergências entre Portugal e Brasil nesse aspecto e assim resolvíamos isso.
Estive a comentar um tópico do Santos e já não me apetece fazer mais ruído por aqui hoje. Quando voltar comento as tuas opções e apresento também eu mais quatro ou cinco filmes à discussão.

15década 'OO (2001-2010) Empty lista Qui Mar 18, 2010 12:50 am

maria



aqui vai a minha lista, percebi pelo inicio do tema que podiam ser 15 filmes, acho que vou por 14, espero não estar a ultrapassar e ter percebido mal, ainda assim estão tantos de fora, caramba isto é mesmo dificil, gosto de tantos por questões tão variadas que poderão simplesmente ser o momento em que o vi, assim como uma musica, um filme tb pode ser o momento, mas deixando de parte estas observações que nunca mais sairiamos daqui aqui vão, gosto mesmo destes e, tb de mais alguns mas tive que optar, uma nota , acabei por escolher só dois filmes americanos, é curioso nesta década o cinema francês, especialmente, abalrou-me totalmente, são fases, ora tomem lá:
2000 - code inconnu - michael haneke
2000 - le gout des outres - agnés jaoui
2002 - a serpente do amor - shinya tsukamoto
2002 - dans ma peu - marina de van
2003 - la meglio gioventú - marco tullio giordana
2004 - ma mére - christophe honoré
2004 - 2046 wong karwai
2006 - como festejei o fim do mundo - catalin mitulescu
2006 - il caimano - nanni moretti
2007 - there will be blood - paul thomas anderson
2007 - california dreaming - cristian nemescu
2008 - entre les murs - laurent cantet
2009 - antichrist - lars von trier
2009 - the imaginarium of doctor parnassus
todos obras primas pa mim, outros houve que tb gotei mto mas foi uma escolha possivel, espero ter contribuido, embora goste mais de ver os filmes do que escrever sobre eles, to disponivel para parlar um pouco se assim quiserem sobre as minhas escolhas, sem grandes conceptualismos talvez mais no campo técnico me apraz falar, até breve e se ainda não viram algum da lista são a meu ver claro boas sugestões Wink

16década 'OO (2001-2010) Empty Re: década 'OO (2001-2010) Qui Mar 18, 2010 5:24 pm

...



...



Última edição por ... em Qui Set 05, 2013 2:14 am, editado 2 vez(es)

17década 'OO (2001-2010) Empty Re: década 'OO (2001-2010) Dom Mar 21, 2010 10:59 am

MikieG



Penso que os meus gostos não vão ser compativeis com a maioria das pessoas deste forum/blog... Por exemplo, equanto que a maioria das pessoas venera o Branca de Neve do JCM eu não penso que possa ser considerado sequer um filme porque lhe falta uma característica essencial, a característica que define um filme, estou a falar obviamente da cinematografia, da imagem. Pode ser um grande audio-book, mas não passa disso, cinema não é. No entanto, adoro o blog, descobri imensos filmes e revi muitos que queria e por isso penso que é interessante colaborar no forum. Penso, ao contrário de muitos, que o cinema não se encontra em declínio, bem pelo contrário, hoje em dia há muito mais oferta de bons filmes do que havia em decadas passadas, admito no entanto, que junto com estes bons filmes de que falo venha muito lixo e que a oferta de lixo é também agora muito maior porque há mais dinheiro. Quando se diz que o cinema já não é o que era antigamente penso que as pessoas estão a prestar atenção a muita coisa má que se projecta mas esqueçem-se de grandes obras de arte que infelizmente só daqui a uns anos serão vistas como tais porque a tradição da arte manda que o que é recente não pode ser tão bom como o antigo. Dito isto aqui vai uma “pequena” critica minha em relação ao século passado (2000-2009).

Nota: Se houver sugestões de filmes que eu deva ver são sempre bem vindas;
Nota: Eu não sou contra Hollywood, explosões, coisas estupidas, rir, sucesso, acção, etc
Nota: Não sou fã de Bollywood
Nota: Não inclui compilações de curtas como Paris Je T'Aime, Chacun Son Cinema ou New York I Love You

Ano 2000:
Este foi para mim o ano mais fraco da década
Filmes que devem ser bons mas ainda não vi: Werckmeister harmóniák, Nueve Reinas
Filmes que gostei/me divertiram: Emperor's New Groove, Memento, Snatch, Crouching Tiger Hidden Dragon, Unbreakable, Traffic, High Fidelity, Small Time Crooks, O Brother Where Art Thou, Remember the Titans, Dancer in the Dark, RoadTrip.
Top 10:
10 – Devils at the Door Step – um bom filme asiatico, muito pouco conhecido
09 – Castaway – uma performance fantástica de Tom Hanks
08 – The Beach – algo controverso
07 – Amores Perros – o melhor trabalho de Inarrito
06 – Songs from the Second Floor – lembrou-me Bergman
05 – In the Mood for Love – o melhor trabalho de Kar-Wai
04 – Battle Royale – conceito fantástico, um dos melhor filmes de acção asiaticos
03 – Gladiator – a definição de épico
02 – Requiem for a Dream – deprimente, mas absolutamente essencial
01 – Almost Famous – o melhor de Cameron Crowe, a cena do autocarro é talvez a melhor combinação de música/ filme que já vi

Ano 2001:
Ainda não vi:
Filmes que gostei: Amelie, Vanilla Sky, From Hell, A Knight's Tale, American Pie 2, Shrek, The Curse of Jade Scorpion, Riding in Cars with Boys, The Royal Tenenbaums, The Others, Planet of the Apes, Bicho de Sete Cabeças, Abril Despedaçado,Vou Para Casa, Porto da Minha Infancia
Top10
10 – Y Tu Mama Tambíen – o melhor de Cuaron
09 – No Man's Land – sobre alguns horres da guerra da Bosnia
08 – Ocean's Eleven – a definição de cool
07 – Moulin Rouge – um músical brilhante, o Elephant Love Medley é um dos momentos altos do cinema desta época
06 – Monsters Inc – apesar de não ser o melhor filme da Pixar é um dos que tem mais piada
05 – Spirited Away – não é o melhor do Mihazaki mas anda lá perto, o que quer dizer muito
04 – A Beautiful Mind – a actuação de Crowe é perfeita
03 – Mulholand Dr. - um dos melhores de Lynch
02 – Donnie Darko – absolutamente brilhante quando finalmente se percebe o enredo
01 – LotR: The Fellowship of the Ring – O primeiro filme da melhor trilogia de sempre, mudou o cinema fantástico para sempre e é talvez o meu filme preferido de sempre

Ano 2002
Outro dos anos mais fracos
Ainda não vi: Bang Bang You're Dead
Filmes que gostei: Men in Black II, Igby Goes Down, SW Episode II: Attack of the Clones, Ice Age, 8 Mile
Top10:
10 – Russian Ark – uma permissa fascinante que puderia ter sido melhor conseguida, ainda assim...
09 – Gangs of New York – uma obra menos de Scorsese
08 – Habla com Ella – um dos melhores de Almodovar
07 – 28 Days Later... - brilhante filme de terror de Boyle, muito melhor que Slumdog Millionaire
06 – Hollywood Ending – comédia feita pelo melhor, Woody Allen
05 – The Pianist – Brody é brilhante e este é um dos melhores filmes de sempre sobre a segunda grande guerra
04 – In America – filme belo, mas triste, para nos lembrarmos que as vezes as pessoas não são o que parecem
03 – Road to Perdition – O filme de gangsters desta decada
02 – LotR: The Two Towers – o menos bom da trilogia que ainda assim é fantastico
01 – Cidade de Deus – o filme Brasileiro que mais gostei da passada época

Ano 2003
Ano muito bom, especialmente para filmes não ingleses com uma enorme quantidade com qualidade
Ainda não vi: Kill Bill Vol. 1, Memories of Murder,
Filmes que gostei: The Return, Love Actually, Story of the Weeping Camel, Elephant, The Texas Chainsaw Massacre, Mystic River, Anything Else, The Rundown, Open Range, Wrong Turn, Haute Tension, Oldboy, Saraband, X2, Oseam, Girl with Pearl Earring, Um Filme Falado
Top10
10 – PotC: Curse of the Black Pearl – o melhor da trilogia, Jack Sparrow é uma das melhor personagens de sempre do cinema
09 – Os Imortais – o melhor filme comercial Portugues
08 – Lost In Translation – bela obra de Sophia Coppola, simples e bela
07 – Big Fish – um dos melhores filmes de Tim Burton
06 – The Dreamers – uma reflexão da juventude bem ao estilo de Bertolucci
05 – Goodbye Lenin – a ideia é muito original, como veriamos o mundo de hoje se não tivessemos vivido os ultimos dez anos?
04 – Finding Nemo – mais uma obra prima da Pixar
03 – Best of Youth – crescemos com estas personagens
02 – Spring, Summer, Autumn, Winter and Spring – o melhor filme sobre a cultura budista
01 – LotR: Return of the King – a conclusão da melhor trilogia de sempre, mereceu todos os oscares!

Ano 2004
Sem duvida alguma o melhor ano desta época, é praticamente impossivel fazer um top10 porque há muitos filmes que lá mereciam estar, e a ordem do top é a ordem que lhe dou no dia de hoje porque amanhã já pode ser diferente visto tantos dos filmes serem tão bons.
Ainda não vi: Kill Bill Vol 2, Swades: We the People, A Moment to Remember, Simon, Head On, Voces Inocentes, Dear Frankie, O Quinto Império
Filmes que gostei: Edukators, 3-Iron, Brotherhood, Before Sunset, The Notebook, Dear Frankie, The Machinist, In My Father's Den, Sideways, The Butterfly Effect, Saw, Melinda and Melinda, Shrek 2, Finding Neverland, Anchorman, La Mala Educacion, 2046, Life Aquatic with Steve Zissou, Closer, Harry Potter and the Prisoner of Azkaban, Lemony Snicket's: A Series of Unfortunate Events, Howl's Moving Castle
Top10
10 – The Village – o melhor de M. Night
09 – Mar Adentro – um grande filme sobre o polémico tópico da eutanásia, que performance de Bardem...
08 – Nobody Knows – filme coreano muito pouco conhecido, sobre uma familia de crianças
07 – Turtles Can Fly – crianças da guerra, muito triste mas cheio de esperança
06 – Downfall – o fim de Hitler
05 – Diarios de Motocicleta – sobre as viagens de Che Guevara
04 – Un Long Dimanche de Fiançailles – Amelie quem??? Este é muito superior
03 – Eternal Sunshine of the Spotless Mind – uma ideia brilhante para uma comédia romântica, Winslet e Carrey são fantásticos
02 – Garden State – define uma geração e deu-me a descobrir The Shins
01 – A Love Song For Bobby Long – Talvez, a par com a trilogia LotR, o meu filme preferido

Ano de 2005
Ainda não vi: My Father and My Son, CRAZY, Sophie School, Pardon, Addam's Apples, Joyeux Noel, Shooting Dogs
Filmes que gostei: Grizzly Man, De battre mon coeur s'est arrêté, Down in the Valley, The Squid and the Whale, Me and You and Everyone We Know, Sin City, Batman Begins, Death of Mr. Lazarescu, Weeding Crashers, The Descent, 40 Year Old Virgin, Corpse Bride, Brothers Grimm, The Island, Thank You For Smoking, Wolf Creek, Alice, Don't Come Knocking, Enron, A History of Violence
10 – Serenity – A serie foi incrível, o filme é fantástico mas não tão bom quanto a serie
09 - Alice – o melhor filme português da decada
08 – The Constant Gardener – mais um brilhante filme sobre os horrores de África
07 – Elizabethtown – tenta ser um Almost Famous, não o é, mas não é nada mau
06 – Kiss Kiss Bang Bang – Robert Downey Jr. é realmente um actor fantástico
05 – Walk the Line – a história da lenda que foi Johnny Cash
04 – StarWars Episode III: Revenge of the Sith – de long o melhor da nova trilogia e o terceiro melhor da serie (atras do V e do IV)
03 – Match Point – um filme não-Woody Allen, realizado e escrito por Woody Allen, thriller de grande qualidade
02 – King Kong – não foi um marco como o original, mas é um filme melhor
01 – Brick – um verdadeiro filme Noir

Ano de 2006
Ano fraquinho
Não Vi: Rescue Dawn, Inside Man, A Guide to Recognizing Your Saints
Filmes que gostei: Inland Empire, Children of Men, La Faute a Fidel, The Prestige, Letters From Iwo Jima, Blood Diamond, Casino Royale, Little Children, United 93, Lucky Number Slevin, 300, Clerks 2, Last King of Scotland, Ils, Alpha Dog, All the Boys Love Mandy Lane, The Hills Have Eyes, Perfume: Story of a Murder, Hollywoodland, Southland Tales, Borat, Dirty Sanchez the Movie, The Texas Chainsaw Massacre: The Beggining, Jackass Number 2, Belle Toujours
Top10
10 – The Last Kiss – remake do filme italiano do mesmo nome, tem um feeling parecido com o do Garden State, mas não está ao mesmo nivel
09 – The Fountain – muitos o acharam confuso e pretensioso e odiaram, eu achei confuso, brilhante e adorei
08 – Miami Vice – filme que foi mal compreendido na altura do lançamento, ainda hade conquistar muito fã
07 – PotC: Dead Man's Chest – segundo na trilogia dos Piratas, Johnny Depp continua brilhante
06 – The Departed – filme com o qual Scorsese ganhou o tão merecido Oscar, pena que não seja o seu melhor filme, de qualquer forma é excelente
05 – The Fall – Fantástico filme de fantasia que não é o que parece...
04 – Scoop – um dos meus preferidos pelo mestre, não entendi porque toda a gente odiou
03 - The Black Dahlia – outro film noir da nova geração, também não entendi porque toda a gente odiou...
02 – The Lives of Others – para nós lembrarmos do fantástico realizador que perdemos
01 – El Labirinto del Fauno – obra prima do cinema fantastico, venha dai o Hobbit!

Ano de 2007
Outro ano soberbo, os três melhores filmes são mesmo mesmo muito bons
Ainda não vi: The Man From Earth, Shake Hands with the Devil, California Dreamin
Cristovão Colombo – O Enigma, Misterio da Estrada de Sintra, [REC], Le Scaphandre et le Papillon, Mister Lonely, 4 Months 3 Weeks and 2 Days, Stardust, Ratatouille, Transformers, Superbad, Knocked Up, Gone Baby Gone, Eastern Promises, Enchanted, Hairspray, The Darjeeling Limited, Cassandra's Dream, 28 Weeks Later, My Blueberry Nights, Bridge to Terabithia, TMNT, Chanson d'amour, La Vie en Rose, The Lookout, I'm Not There, Aqua Teen Hunger Force Colon Movie for Theaters, The Simpson's Movie
Top10
10 – No Country for Old Men – para muitos o melhor filme do ano, quase não chega a entrar no meu top, mas é muito bom
09 – Surf's Up – muito original, um muckumentary sobre surf feito em animação
08 – Zodiac – mais uma bela obra de Fincher
07 – King of Kong – improvável documentário sobre a guerra entre Steve Weibe e Billy Mitchell pelo High Score do Donkey Kong original, impressionante, captivante e o melhor documentário da década
06 – Sweeney Todd – o musical de Tim Burton / Stephen Sondheim, Johnny Depp mais uma vez prova ser o melhor actor da sua geração
05 – PotC: At World's End – a conclusão da trilogia dos Piratas das Caraibas, mais uma vez Jack Sparrow é deslumbrante
04 – À L'interiour – a par com Martyrs (2008) o melhor que se fez em terro nesta década
03 – There Will Be Blood – a obra prima de Thomas Anderson e a performance de uma vida de Daniel Day Lewis
02 – Into the Wild – a comovente história de Chris MaCandless que deixou tudo para ir viver livre
01 – The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford – simplesmente, a par com o Once Upon a Time in the West, é o melhor western de sempre

Ano de 2008
Ainda não vi: A Wednesday, Departures, Red Cliff, Love Exposure
Filmes que gostei: The Strangers, Transsiberian, The Hurt Locker, In Bruges, The Wrestler, Kung Fu Panda, Burn After Reading, Blindness, Frost/Nixon, Zack and Miri Make a Porno, Be Kind Rewind, Definatly Maybe, Religulous, Gomorrah, Hunger, Slumdog Millionaire
Top10
10 – The Brothers Bloom – depois de Brick era dificil manter o nivel, mesmo assim Brothers Bloom é muito bom
09 – Cloverfield – o melhor filme de monstros da década (ok, também não houve muitos)
08 – La Frontier de L'aube – filme que pouca gente ouviu falar e deveria ser mais visto...
07 – SpeedRacer – um filme que a meu ver foi mal compreendido por todos, é tudo o que uma criança, e a criança dentro do adulto, pode desejar, mas muito má recepção por toda a gente (mas Blade Runner também foi mal recebido na altura........)
06 – Let the Right One In – isto sim é um filme de vampiros
05 – The Curious Case of Benjamin Button – tendo em conta os nomiados, este deveria ter levado para casa todos os oscares, grande Brad Pitt e mais um bom filme de David Fincher
04 – Wall-E – a obra prima da Pixar. A primeira parte do filme sem os humanos é a melhor coisa que se fez em cinema nesta década, faz lembrar Chaplin, é arte, a cena de WallE e Eve a dançar pelo espaço, de WallE a tocar nos aneis de Saturno e toda aquela primeira parte antes de deixar o planeta Terra é a mais pura definição de cinema. Infelizmente, quando os humanos entram na história o filme desce considerávelmente de qualidade mas, se não contasse-mos com as cenas dos humanos este seria o melhor filme da década sem duvida nenhuma.
03 – Vicky Cristina Barcelona – cá estou eu com Woody Allen de novo, este foi para mim o seu melhor filme esta década
02 – The Dark Knight – quase quase alcançava o primeiro lugar, é o melhor filme baseado em BD jamais feito mas é muito mais que isso, é um grande filme de crime e é realista o que o eleva a um nível supeior. E, Heath Ledger, (a par com Day Lewis no There Will Be Blood, do Mickey Rourke no Wrestler e do Casey Affleck no Assassination of Jesse James) tem a melhor performance da época,
01 – Martyrs – se ainda não viram este filme procurem-o já. É de longe o melhor filme de terror da década, talvez até seja o melhor jamais feito!

Ano de 2009
O ultimo aninho da década contém filmes bastante interessantes!
Ainda não vi: Micmacs, Splice, A Serious Man, A Single Man, El Secreto des Sus Ojos
Filmes que gostei: Coraline, Whatever Works, Men Who Stare at Goats, Up, Public Enemies, Zombieland, Moon, Adventureland, Funny People, Last House on the Left, The Box, District 9, Spread, Up in the Air, The Lovely Bones, The Road, 2012, The White Ribbon, Un Prophete
Top 10
10 – Cirque du Freak: The Vampire's Assistant – adorei este pequeno filme de fantasia
09 – The Imaginarium of Doctor Parnassus – vale mesmo a pena ver, quanto mais não seja o Heath Ledger uma última vez
08 – Fantastic Mr. Fox – talvez o filme com que eu mais me riem 2009
07 – Where the Wild Things Are – adaptação do livro de crianças de Maurice Sendak
06 – (500) Days of Summer – mais uma prova de que quando bem feitas as comédias românticas são muito boas
05 – Sherlock Holmes – Downey Jr é perfeito, a banda sonora e a cinematografia também, que venha a sequela
04 – Star Trek – odeio tudo o que já foi feito de StarTrek.. até este filme.. brilhante filme de ficção cientifica, sem as filosofias e conversas longas e sem sentido do original e com muito mais acção e entertenimento
03 – Watchmen – uma grande adaptação da melhor graffic novel de todas, até acho que o final é melhor que o do livro...
02 – Avatar – digam o que disserem sobre a história ser rebuscada da Pocahontas, é uma revolução no cinema... o 3D nunca foi assim, é simplesmente magnifica a beleza de Pandora, espero ver muitos filmes com esta fantástica tecnologia
01 – Inglorious Basterds – e equanto Avatar é o futuro Basterds é como que um adeus ao passado, um filme como os de antigamente. É impressionante como um americano do mais puro que há, Tarantino, consegue fazer um filme que saiba tão a europeu. Tudo no filme é perfeito, o elenco (principalmente Christopher Waltz) a banda sonora, a cinematografia, o guião... Para além de ser uma carta de amor ao cinema, já não sentia amor pelo cinema assim desde Cinema Paradiso. Tarantino no fim fala através de Brad Pitt e diz “this might just be my masterpiece”... é mesmo..

Bem e agora, finalmente um top para ser incluído no ambito do tópico
20 – Wall-E (2008) – USA
19 – The Dark Knight (2009) – USA
18 – Vicky Cristina Barcelona (2008) – Espanha, USA
17 – Donnie Darko (2001) – USA
16 – Cidade de Deus (2002) - Brasil
15 – Brick (2005) – USA
14 – Avatar (2009) – USA
13 – Pirates of the Caribbean Trilogy (2003, 2006, 2007) – USA
12 – Almost Famous (200)
11 – There Will Be Blood (2008) – USA
10 – Un Long Dimance de Fiançialles (2004) – França
09 – Into the Wild (2007) – USA
08 – Martyrs (2008) – França
07 – El Labirinto del Fauno (2006) – Espanha, Mexico
06 – Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004) - USA
05 – Garden State (2004) - USA
04 – The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford (2007) - USA
03 – Inglorious Basterds (2009) – USA, Alemanha
02 – A Love Song for Bobby Long (2004) – USA
01 – Lord of the Rings Trilogy (2001, 2002, 2003) – Nova Zelandia, USA

(Chico, se leres isto e tiveres possibilidades de arranjar alguns dos filmes que ainda não vi eu agradecia muito (menos o Kill Bill que eu tenho).. São na maioria filmes de grande duração e por isso, para mim, é impossivel tirar do rapidshare porque iria demorar uma eternidade....Obrigado!!!)



Última edição por MikieG em Seg Mar 22, 2010 1:27 pm, editado 1 vez(es)

18década 'OO (2001-2010) Empty Re: década 'OO (2001-2010) Seg Mar 22, 2010 9:13 am

Xavier Liberto Beco

Xavier Liberto Beco

Maria, a tua lista é invejável. Confesso que, infelizmente, não vi muitos dos que escolheste, mas parece uma lista equilibrada e abrangente. Também eu tenho aqui muitos candidatos franceses a entrar na minha lista, só vou ter mais presença americana.

Desiludi-me um pouco com Il Caimano, pareceu-me demasiado preocupado com o fim que queria atingir e às tantas dispersou. Provavelmente incluirei La stanza del figlio na minha lista, será o meu representante de Nanni Moretti. Acho curioso incluíres Antichrist (ainda não o vi), que tanta pancada tem levado. Gostava que o defendesses:).

iPedro, Eu gosto da nova face de Cronenberg, se calhar mais próxima do realismo, mas se o incluísse na minha lista seria com Spider, anterior ao novo rumo. Gosto bastante. Já Von Trier, custo a tragá-lo, embora admire a limpeza de Dogville, acho-o sempre obcecado com uma violência pífia e exibicionista. Do Aronofsky adoro The Wrestler, finalmente liberto de alguma gordura visual em que insistia.

Ainda bem que relembraste de Turtles can fly, grande, grande. Só me complicaste mais a vida.Smile

MikieG, obrigado pela participação. Grande fôlego Wink

Peço desculpa por não apresentar ainda a minha lista. Dediquei-me finalmente a fazê-la. Ando para aqui às voltas com vinte e três filmes e falta de coragem para cortar.

19década 'OO (2001-2010) Empty Re: década 'OO (2001-2010) Seg Mar 22, 2010 10:30 am

Santos



CONFESSO QUE DE INÍCIO MANIFESTEI ALGUMA RESISTENCIA EM PARTICIPAR NESTE DESAFIO DE ELABORAR UMA LISTA DOS "MEUS" FILMES DA DÉCADA, POIS NÃO TENHO ACOMPANHADO A PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA DOS ULTIMOS ANOS, COMO A COLABORAÇÃO NESTE DESAFIO EXIGE. FAÇO-O, NO ENTANTO, E COM GRANDE ALEGRIA, PELA INSISTÊNCIA SIMPÁTICA DO APHANAVAM.

AS OBRAS QUE SELECCIONEI SÃO AS SEGUINTES:

-BRANCA DE NEVE (joão césar monteiro, 2000)
-MILLION DOLLAR BABY (clint eastwood,2004)
-LOST IN TRANSLATION (sophia coppola,2003)
-MATCH POINT (woody allen,2005)
-ESPELHO MÁGICO (manoel de oliveira,2005)
-O SEGREDO DOS PUNHAIS VOADORES (yimou zhang, 2004)
-O BORDEL DO LAGO (kim ki-duk, 2000)
-KILL BILL,vol.1 (quentin tarantino, 2003)
-O CASTELO ANDANTE (h. miyazaki,2004)
-DOGVILLE (lars von trier,2003)

E EM SEGUIDA FUNDAMENTO, ENTÃO, AS MINHAS ESCOLHAS:


- " BRANCA DE NEVE" - (João Cesar Monteiro, 2000)

"Poderá conceber-se o cinema sem imagens?" ou "Como classificar esta "nova" forma de expressão artística?"

POR MAIS PARADOXAIS QUE NOS PAREÇAM AS HIPOTÉTICAS INTERROGAÇÕES QUE ESTA OBRA DESPERTA, J.C.MONTEIRO MAIS NÃO FEZ DO QUE PÔR EM PRÁTICA OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DAS VANGUARDAS DO CINEMA EUROPEU.

A FAZER LEMBRAR A ATITUDE DE MARCEL DUCHAMP, PIONEIRO DA "ARTE CONCEPTUAL", QUE PÔS EM CAUSA O PRINCIPIO DA "ORIGINALIDADE" NA OBRA DE ARTE QUANDO, NO PRINCIPIO DO SEC. XX EXPÔS UM OBJECTO DE PRODUÇÃO EM SÉRIE (UM URINOL)NUMA GALERIA.

20década 'OO (2001-2010) Empty Re: década 'OO (2001-2010) Seg Mar 22, 2010 1:18 pm

Santos



- "LOST IN TRANSLATION" -

LONGOS SILÊNCIOS A SIMBOLIZAREM A DIFICULDADE EM CHEGAR AO "OUTRO", DE TRANSMISSÃO, PARTILHA DE SENTIMENTOS NO MUNDO ACTUAL. UMA CIDADE/CULTURA ESTRANHOS, A SIGNIFICANDO A PERDA DE IDENTIDADE E REFERÊNCIAS ENTRE OS INDIVÍDUOS, O QUE PROVOCA UM AGRAVAR NO SENTIDO DE DISTANCIAMNETO ENTRE ELES.

TUDO ISTO RECUPERADO PELA REDENÇÃO POSSÍVEL...O AMOR CIRCUNSTANCIAL.

UM LAMENTO EM TOM DELICADO, DOCE, ETÉREO...UMA LÁGRIMA DE MEL...ESCORRENDO PARA ONDE AS MONTANHAS EXALAM A BRUMA...OU ATÉ AO OBSCURO FUNDO DO RIACHO, ONDE A RAZÃO NÃO CHEGA PORQUE LÁ SE ABRIGA A SALAMANDRA.


- O CASTELO ANDANTE -

DOS FILMES DE ANIMAÇÃO QUE VI, SÓ ESTE ME RESTA NA "MEMÓRIA DO AMOR"; PORQUE MAIS TRABALHADO NO ASPECTO GRÁFICO (PELO REQUINTE DO DESENHO E OS CENÁRIOS BARROCOS), EM SUMA, UM DELÍRIO VISUAL. E TAMBÉM PORQUE UM EXERCÍCIO DE IMAGINAÇÃO MAIS ELABORADO E MAIS POÉTICO DO QUE NAS PRODUÇÕES MADE IN HOLLYWOOD.

21década 'OO (2001-2010) Empty Re: década 'OO (2001-2010) Seg Mar 22, 2010 1:25 pm

MikieG



esqueci-me do howls moving castle no meu... ca vergonha.... vou alterar

22década 'OO (2001-2010) Empty Re: década 'OO (2001-2010) Seg Mar 22, 2010 8:45 pm

Xavier Liberto Beco

Xavier Liberto Beco

Santos, partilhamos alguns realizadores e o Lost in translation. Não tenho Allen, Tarantino, Oliveira e Miyazaki apenas por falta de espaço (e tenho uma imensidão de 25+1 filmes na minha lista).

MikieG, Também adoro o Castelo andante. E ninguém tem desculpa para não o ver. Tenho-o cá por casa. Custou-me um euro, completamente legal.

23década 'OO (2001-2010) Empty Re: década 'OO (2001-2010) Seg Mar 22, 2010 8:50 pm

Xavier Liberto Beco

Xavier Liberto Beco

.



Última edição por Xavier Liberto Beco em Qua maio 19, 2010 4:58 am, editado 3 vez(es)

24década 'OO (2001-2010) Empty Re: década 'OO (2001-2010) Ter Mar 23, 2010 2:02 am

maria



já reparei que os 15 pedidos iniciais foram largamente ultrapasados, o que me impele a colocar uma questão? poderei acrescentar mais alguns à minha lista? digamos pelo menos mais 6, e qualquer uma das minhas escolhas poderá ser explicada com um pequeno texto, basta que o peçam. registei a sugestão de porquê escolhi o tão polémico anthicrist explicação que em breve junto, assim espero poder, com mais 6 escolhas desta ultima década. muitos filmes que vi e adorei estão nas listas postadas como os amantes regulares, adeus lenine um dos meus favoritos, amores perros, no mans land, o mullholand dr que tb concordo ser um dos melhores de lynch,o adorável big fish, o labirinto del fauno, ai que desgraça, vou acrescentar os filmes que gostei da década em ortuguês, que acho que é uma lacuna na minha lista porque gostei bastante de alguns especialmente brasileiros.
obrigado e ate breve

25década 'OO (2001-2010) Empty Re: década 'OO (2001-2010) Ter Mar 23, 2010 6:57 am

Santos



- "KILL BILL,vol.1"

A ARTE DA CITAÇÃO. A INTERTUALIDADE DE DISCURSOS VISUAIS NO SEU ESTADO MAIS EXPLÍCITO, NO CINEMA QUE VI DOS ÚLTIMOS ANOS. DE UM AUTOR QUE RECUPEROU OS ELEMENTOS FORMAIS E O UNIVERSO TEMÁTICO DAS PRODUÇÕES SÉRIE "B" E DA B.D. JAPONESA; EIS, PARA MIM, A OBRA EM QUE FOI MAIS ARROJADO. DOS FILMES INCLUÍDOS NESTA LISTA, NENHUM EVIDENCIA, COMO ESTE,UMA ATITUDE PÓS-MODERNA NO CINEMA.


- "MILLION DOLLAR BABY" -

ESTE É, PARA MIM, O MAIS BELO E COMOVENTE FILME DESTA LISTA.


- "O SEGREDO DOS PUNHAIS VOADORES" -

ESTE FOI O PRIMEIRO FILME A FAZER-ME ACREDITAR QUE NA CHINA SE ESTAVA A ERGUER UMA CINEMATOGRAFIA PODEROSA, APOIADA NO INTERESSANTE RECURSO ÀS TÉCNICAS DE VIDEO, EM IMAGENS DE INTENSA POESIA VISUAL E PELO RECURSO AO IMENSO POTENCIAL NARRATIVO QUE EXISTE QUER NA HISTÓRIA QUER NA MITOLOGIA CHINESAS.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos