My One Thousand Movies
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
My One Thousand Movies

O forum do blog My One Thousand Movies


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

década 'OO (2001-2010)

+5
Santos
...
Chico
Murilo Souza
Xavier Liberto Beco
9 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2

Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

26década 'OO (2001-2010) - Página 2 Empty Re: década 'OO (2001-2010) Ter Mar 23, 2010 7:44 am

Santos



- "MATCH POINT" -

UMA VARIAÇÃO SOBRE "CRIME E CASTIGO" DE DOSTOYEVSKY, MAS DESTA VEZ CRIME SEM CASTIGO, NEM MESMO A CULPA (AUTO-PUNIÇÃO) REDENTORA.

NA ERA PÓS-CRISTÃ (AUSÊNCIA DE VALORES) O NOSSO "CAMINHO" É CONDICIONADO APENAS PELOS CAPRICHOS DA SORTE.

TUDO ISTO EXPOSTO NUM ENREDO MAGISTRAL.


- "O BORDEL DO LAGO" -

CENÁRIOS DE UMA BELEZA DESARMANTE, CONTRASTANDO COM A DOR E O DESESPERO DOS PROTAGONISTAS, NUM FILME-ENSAIO PSICANALÍTICO SOBRE O DESEJO INCONSCIENTE DO "REGRESSO AO VENTRE MATERNO". PULSÃO QUE ESTÁ PRESENTE EM TANTOS DE NÓS.

27década 'OO (2001-2010) - Página 2 Empty Re: década 'OO (2001-2010) Ter Mar 23, 2010 8:14 am

Xavier Liberto Beco

Xavier Liberto Beco

Maria, sou um cobarde, quando chegou a hora de reduzir a lista não fui capaz de cortar mais do que isto. Se é a mim que pedes autorização para acrescentar a tua lista, por favor, estás à vontade Smile

Começo a pensar que tenho critérios muito largos. Apetecia-me escolher mais do que um filme do mesmo realizador. E deixei mais alguns que gostava de fora. El laberinto del fauno, pois. O Tarantino, Inglorious Basterds ou Death Proof. Haneke, Caché. Tantos. É como dizes, que desgraça. Fui cruel ao propôr isto.

28década 'OO (2001-2010) - Página 2 Empty Re: década 'OO (2001-2010) Ter Mar 23, 2010 8:31 am

Santos



- "ESPELHO MÁGICO" -

A ADAPTAÇÃO CINEMOGRÁFICA DO MAJESTOSO "A ALMA DOS RICOS" DA AUTORIA DA MAIS SÁBIA E MAIS PERVERSA DAS MULHERES: AGUSTINA BESSA LUÍS.


- "DOGVILLE" -

PELO QUE TRAZ DE PROPOSTA FORMAL TENDENTE À SIMPLIFICAÇÃO (DISTRIBUÍÇÃO DAS PERSONAGENS NUM ÚNICO PLANO ESPACIAL, E PELA PRECARIDADE DOS ELEMENTOS CÉNICOS).

PELO SIMBOLISMO QUE TAL MISE-EN-SCÉNE COMPORTA (A UMA MAIOR EXPOSIÇÃO FÍSICA DAS PESSOAS CORRESPONDE UMA MENOR COMUNHÃO, ATENÇÃO, ENTRE ELAS).

E PELO ENSAIO SOBRE A ANTROPOFAGIA (CANIBALISMO) PSICOLÓGICA, O MESMO É DIZER, SOBRE A CRUELDADE E CONSEQUENTE HUMILHAÇÃO, ESTE É PARA MIM A MAIS REBUSCADA, MAIS INTERESSANTE PROPOSTA CINEMATOGRÁFICA DA LISTA QUE AQUI APRESENTEI.


------------------------------------ THE END ---------------------------------------

29década 'OO (2001-2010) - Página 2 Empty Re: década 'OO (2001-2010) Ter Mar 23, 2010 12:16 pm

maria



não foste nada cruel aphanavam, é interessante o exercício mas que realmente acabamos por "cortar" muitos que adoramos é verdade Smile vou deixar a minha lista assim como está senão acho que todas as semanas lá ia acrescentar mais uns tantos que me ia lembrando Very Happy tá feito, tá feito! Criando mais tópicos, que tenho a certeza surgirão, talvez me ocorra algum com interesse pa todos, se crie mais especificidade e consequentemente referências a outros filmes.
Quanto ao porquê de ter escolhido o ultimo do trier, não queria aqui entrar em grandes polémicas, como o facto de ele dar má imagem das mulheres, ou o miserabilismo como se sente mais na personagem selma por ai fora, gosto do filme como um todo: adoro a fotografia, a sequência inicial é primorosa e todo o filme; os dialogos são mto bem construidos; os actores estão absolutamente magnificos, bem merecido o prémio em cannes a gainsbourg daria outro ao dafoe que adoro; a musica é divina, aconselho vivamente a pesquisarem sobre o autor que já tem trabalhado com o trier; por ultimo o argumento é para mim excelente, ao falar de uma doença psicológica que afectou e afecta mtas mães, a subtileza de aparentemente, como ela quer acreditar, relacionar isso com algo de malefico na natureza (como criadora, logo a mãe natureza), mas no fundo mostrando a crueldade milenar que sempre ostracizou as mulheres ao longo de milénios, foi desta forma que senti a sua intenção. Por todos estes motivos, por toda a forma xamânica com que ele envolve o argumento que me agrada bastante, foi um filme que me tocou e do qual me lembro mto, já o vi e revi e irei certanmente rever mais vezes. Um grande retrato sobre a natureza humana, como aliás é recorrente nele, in extremis. Um ultimo apontamento, não considero as cenas mais violentas desapropriadas ou gratuitas, por vezes o que se não mostra pode ser mais violento oprque imaginamos e se somos férteis a imaginar Very Happy .

30década 'OO (2001-2010) - Página 2 Empty Re: década 'OO (2001-2010) Qui Mar 25, 2010 10:26 pm

...



...



Última edição por ... em Qui Set 05, 2013 2:18 am, editado 2 vez(es)

31década 'OO (2001-2010) - Página 2 Empty Re: década 'OO (2001-2010) Sáb Mar 27, 2010 12:21 pm

Xavier Liberto Beco

Xavier Liberto Beco

.



Última edição por Xavier Liberto Beco em Qua maio 19, 2010 5:24 am, editado 1 vez(es)

32década 'OO (2001-2010) - Página 2 Empty Re: década 'OO (2001-2010) Sáb Mar 27, 2010 1:52 pm

...



...



Última edição por ... em Qui Set 05, 2013 2:12 am, editado 1 vez(es)

33década 'OO (2001-2010) - Página 2 Empty Re: década 'OO (2001-2010) Seg Mar 29, 2010 3:45 pm

Xavier Liberto Beco

Xavier Liberto Beco

Tens mesmo de dar uma vista de olhos ao James Gray, vale a pena. Se quiseres começar pelos três desta década tens aqui: http://setimoprojetor.blogspot.com/search/label/gray
Fica-te a faltar só o Little Odessa.

Também não vi o remake do Psycho, estou à espera de o apanhar pela tv (passou no AXN durante uns tempos). É verdade que só tenho ouvido dizer mal dele mas mantenho alguma curiosidade. Foi feito utilizando-se exactamente os mesmos planos que no original. Não deixa de ser uma tentaiva inovadora.

E sobre o Shyamalan qual é a tua opinião? É o saco de pancada favorito de muita gente.

(Se reparares na minha lista e na do MikieG aparece a informação de edição. Realmente depois disso deixou de aparecer)

34década 'OO (2001-2010) - Página 2 Empty Re: década 'OO (2001-2010) Seg Mar 29, 2010 5:30 pm

maria



concordo contigo aphanavam na sugestão do james gray, já vi os que estão no sétimo projector e quanto ao litle odessa é um dos meus favoritos, está ali na estante Very Happy fica aqui novamente a sugestão, vê o anti cristo do trier, não quero aqui pôr o filme num altar, mas considerando a obra dele e até por oposição de forma ao dogville e ao manderlay, aconselho-te a veres, de preferência com um bom som, aliás o filme tem um som em eco que funciona mto bem com o argumento, como se tudo estivesse dentro de uma concha, o espectador e os 2 personagens, o trier é um virtuoso isso já todos sabemos Wink
Alguém para trás, peço desculpa por não dizer quem é mas o post já vai mto grande, falou no filme martyrs, reforço aqui só a ideia que dentro do género foi dos melhores que vi ultimamente e dos recentes talvez o melhor, é potente Smile

35década 'OO (2001-2010) - Página 2 Empty Re: década 'OO (2001-2010) Ter Mar 30, 2010 3:31 am

Bruno



Isto está aceso!

Acho que não deve haver critérios de número de filmes daqui ou de acolá - isso serve só para castrar as escolhas. Não acho que se deva escolher um filme não americano pior do que um americano só por causa da origem. Ainda assim acho que 8 em 15 é possível, se calhar até menos. Depende sempre dos gostos

Gosto de utilizar o Shyamalan como saco de porrada. Agrada-me. Não sou grande fã mas já vi quase todos os filmes e fico sempre com a sensação de que faltou-lhe um bocadinho assim.
Pessoalmente, não gosto do Gus Van Sant.(Sorry) É chato, aborrecido, dá-me sono, muito sono e chego ao final com a sensação de que perdi o meu tempo. Hoje em dia vejo menos filmes dele por isso mesmo. O senhor até tem uma estética coesa e interessante,que pode agradar muita gente, mas não a mim. Pode ser defeito meu...

Estive a ver listas do pessoal e fiz um rascunho dos meus filmes preferidos (sem ordem, nem justificação,nem informação sobre o filme, nem distribuição continental para já). É só um rascunho sujeito a muitos cortes e colas:

Donnie Darko
Amélie
O Quarto do Filho
Lord of The Rings
Kill Bill (VOl I & II)
The Machinist
L'Aubergue Espangnole
Dogville
Gangs of New York
Habla com Ella
A Cidade de Deus
Nothing
A Vida é Um Milagre
Oldboy
Big Fish
21 Gramas
The Dreamers
Eternal Sunshine of the Spotless Mind
Jarhead
Garden State
The Dark Knight
The Fountain
Match Point
O Cheiro do Ralo
Hunger
Inglorious Basterds

Espreitem o "Cheiro do Ralo" se não conhecem!
Até já

36década 'OO (2001-2010) - Página 2 Empty Re: década 'OO (2001-2010) Ter Mar 30, 2010 7:43 am

Xavier Liberto Beco

Xavier Liberto Beco

Prometo que vou ver o Antichrist assim que tiver oportunidade.

Bruno, bem-vindo.
Já vejo que discordamos em relação ao Shyamalan (admiro a capacidade que ele tem de fazer tanto com tão pouco. É um criador de ambientes e para o fazer não necessita de mais nada senão a câmara, os planos com duração e enquadramentos adequados) e ao Van Sant. Ainda assim partilhamos dois filmes na lista. E há mais alguns na tua lista que gosto bastante: Garden State, Match Point, Hunger, Inglorious Basterds,...

A minha proposta de um máximo de 8 americanos em 15 só pretendia manter o ecletismo que o blogue apresenta. Não era vinculativa. O que eu pretendia, principalmente, era que cada um definisse as próprias regras.

37década 'OO (2001-2010) - Página 2 Empty Re: década 'OO (2001-2010) Ter Mar 30, 2010 2:03 pm

...



...



Última edição por ... em Qui Set 05, 2013 2:15 am, editado 2 vez(es)

38década 'OO (2001-2010) - Página 2 Empty Re: década 'OO (2001-2010) Qui Abr 08, 2010 6:00 pm

MikieG



maria fui eu q mencionei Martyrs. o melhor filme de "terror" (q nem é bem de terror) da passada decada...

o melhor de terror mesmo é capaz de ser o inside tb frances. alias é de la q vem os melhores filmes do genero

39década 'OO (2001-2010) - Página 2 Empty Re: década 'OO (2001-2010) Seg Abr 12, 2010 11:21 pm

Ed Moraes



O Cheiro do ralo realmente é um filme que te da uma sensação diferente de tudo que se espera do cinema nacional. O mais bacana e a mesmo tempo o que pode irritar muita gente, é a obsessão a "paixão nacional". Esse filme é loucura mesmo, principalmente por que o espectador vê tudo pela visão do protagonista como no caso de como ele vê a garçonete.

Eu acho que deveriamos formar uma lista atraves das escolhas ja sugeridas. Apenas incluindo um ou dois que não foram citados(que eu acho dificil). Um alterando a lista do outro, para chegarmos a um consenso, ate formar a lista definitiva.

a ordem não representa nada!

1 Eternal Sunshine of the Spotless Mind 2004
2 Lord of The Rings 2001-2003
3 Habla com Ella 2002
4 Oldboy 2003
5 Cidade de Deus 2002
6 Amélie 2001
7 In The Mood for Love 2000
8 Turtles can Fly 2003
9 Songs from the Second Floor 2000
10 Kiss Kiss Bang Bang 2005 (sei que esta escolha sera logo descartada, mas decidir mante-la para dar um elemento de diversão a lista).
11 El Labirinto del Fauno 2006
12 There Will Be Blood 2007
13 Let the Right One In 2008
14 Wall-E 2008
15 Match Point 2005

Selecionei estes com base nas escolhas e citações de todos do forum, e acho que essa lista é capaz de agradar até os mais exigentes.
Para chegarmos a uma conclusão sugiro que continuem alterando

40década 'OO (2001-2010) - Página 2 Empty Re: década 'OO (2001-2010) Ter Abr 13, 2010 4:29 pm

maria



concordo que o martyrs é um filme mais fantástico, à falta de melhor "carimbo", do que de terror, gostei mto, assim como gostei mto do dans ma peu, e tb mto de alguns outros, dentro do género, ou melhor géneros, que passaram por alguns festivais, a maioria são europeus, os americanos andam mesmo em baixo pelo terror e fantástico, o chico divulgou por cá alguns mto bons que passaram por ex pelo motelx, quanto ao inside, já fui ao imdb, não vi mas estou já à procura thanks pela dica mikieG Wink

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos