NÃO VI MUITO DE SAMUEL FULLER ATÉ HOJE, POR ISSO...SE ME QUISEREM VENDER A TESE DE QUE "NAKED KISS" É A SUA OBRA-PRIMA, EU COMPRO; NÃO PORQUE CONSIDERE DE SOMENOS VALIA O SEU ENSAIO SOBRE O FASCISMO, O PRECONCEITO E A APROPRIAÇÃO DO "OUTRO", INTITULADO "WHITE DOG", MAS APENAS PORQUE ME FASCINOU, ME PRENDEU AO ECRÃ COMO O SEGUNDO NÃO CONSEGUIU.
A TENSÃO DRAMÁTICA QUE É CONFERIDA PELA BANDA SONORA EM "WHITE DOG", É TRABALHADA EM "NAKED KISS" AO NÍVEL DO PRETO E BRANCO DA FOTOGRAFIA (QUE AJUDA A LIMITAR OS ESPAÇOS, TORNANDO-OS MAIS "SUFOCANTES") E PELOS GRANDES PLANOS DO ROSTO DA PROTAGONISTA(UMA VIAGEM AO FUNDO DA ALMA, EM CLARO PARALELISMO COM A "JOANA D'ARC" DE DREYER).
"NAKED KISS" É UM "FILME NOIR" (GÉNERO CINEMATOGRÁFICO PENSADO PARA ENVOLVER OS PERSONAGENS NUMA ATMOSFERA "CRUA" E BRUTAL, APLICANDO UMA ESTÉTICA EXPRESSIONISTA QUE PINTA A VIDA COM CORES DRAMÁTICAS PARA EVIDENCIAR A DERROTA DOS PERSONAGENS PERANTE OS CAPRICHOS DESFAVORÁVEIS DO DESTINO). ALGO A QUE FRITZ LANG ALUDIA QUANDO, NO "LE MÉPRIS" DE J.L.GODARD, COMPARAVA O "FILM NOIR" À TRAGÉDIA GREGA: OS HOMENS E A SUA LUTA CONTRA UM DESTINO QUE OS "ESMAGA", COMO SE TIVÉSSEMOS SIDO EXPULSOS DO PARAÍSO E "GASTÁSSEMOS" UMA VIDA PARA TENTAR LÁ VOLTAR.
SE "WHITE DOG" CONVOCA MAIS LUZ, PELO FACTO DE GRANDE PARTE DAS SUAS SEQUÊNCIAS SE DESENROLAREM NO EXTERIOR, EM PLENO DIA,O CONTRASTE DÁ-SE NO TRATAMENTO DO TEMA QUE É BEM MAIS DRAMÁTICO DO QUE EM "NAKED kISS", POIS O REALIZADOR TECE AQUI "UM DISCURSO" SOBRE UMA PERSONAGEM (O CÃO) COM UMA PULSÃO ASSASSINA QUE SE VAI AGUDIZANDO NO DESENROLAR DO FILME, NUM CRESCENDO DRAMÁTICO.
O PROTAGONISTA, EM AMBOS OS FILMES, SOFREU A HUMILHAÇÃO, O QUE DESPOLETA E JUSTIFICA TODO O DESENROLAR DE AMBAS AS NARRATIVAS: NO CASO DE "NAKED KISS", A AMARGURA DA PROTAGONISTA PARA COM OS HOMENS, O QUE A FAZ TER MEDO DA "ENTREGA", FECHAR-SE AO "OUTRO",O QUE ELA ACONSELHA TAMBÉM A UMA AMIGA MAIS NOVA QUE SE VAI INICIAR NO MUNDO DA PROSTITUÍÇÃO.
MAS, APESAR DA SUA CAUTELA, MAIS UMA VEZ O DESTINO LHE PREGARÁ UMA PARTIDA, POIS SE ELA SE FECHOU AO "OUTRO", IDENTIFICADO, DESDE LOGO, COMO VILÃO (O PROXENETA QUE EXPLORA AS MULHERES) O DESFECHO DA RELAÇÃO QUE ELA ENCETOU COM UM HOMEM GENEROSO COM AS CRIANÇAS DEFICIENTES DA CIDADE, É PROVOCADO POR UM MOTIVO TRÁGICO: TRATA-SE AFINAL DE UM ABUSADOR DAS MESMAS CRIANÇAS QUE A PROTAGONISTA PROTEGE.
E AO ABUSAR DAS CRIANÇAS DEFICIENTES, (AS MESMAS QUE A PROTAGONISTA TÃO DEDICADAMENTE AJUDA A "CRESCER", A SENTIREM-SE MENOS EXCLUÍDAS) ELE AGRIDE INDIRECTAMENTE, HUMILHA A NAMORADA.
O DESLOCAMENTO, A FUGA À REALIDADE QUE A PROTAGONISTA REPRESENTA DURANTE O FILME, É SIMBOLIZADA NA SEQUÊNCIA EM QUE ELA ASSISTE VERDADEIRAMENTE EXTASIADA, À PROJECÇÃO DE IMAGENS DOS CANAIS DE VENEZA (LUGAR DE PROJECCÇÃO ROMÂNTICA, POR EXCELÊNCIA), PARA FALAR DA SUA IMENSA ADMIRAÇÃO PELO POETA ROMÂNTICO INGLÊS LORD BYRON, QUE LÁ TERÁ VIVIDO ALGUM TEMPO.
E EM "WHITE DOG", O QUE É QUE A HUMILHAÇÃO DESPOLETA? LEVA O PROTAGONISTA A "APROPRIA-SE" DA DONA, UMA MULHER QUE O RECOLHE DEPOIS DE O ATROPELAR. EM SEGUIDA, O ÓDIO QUE NELE FOI INSTIGADO, VAIS-SE EXTERIORIZANDO.
HÁ UM CLARO PARALELISMO ENTRE A SITUAÇAO EM QUE SE ENCONTRA O CÃO E A DONA. AMBOS VIVENCIARAM A HUMILHAÇÃO. ELE SOFREU A HUMILHAÇÃO E FOI INSTRUÍDO PARA FOCAR O SEU ÓDIO NAS PESSOAS DA MESMA CÔR DO AGRESSOR: OS NEGROS.
À DONA, QUE CONTAVA COM UM PAPEL IMPORTANTE NUM FILME, É-LHE COMUNICADO QUE AFINAL TERÁ APENAS UM PAPEL MENOR, O QUE A DEIXA VISIVELMENTE FRUSTRADA. ENCONTRAM-SE AMBOS, NUMA SITUAÇÃO DE REJEIÇÃO.
A FUSÃO PATOLÓGICA QUE O CÃO FAZ COM A DONA, LEVA-O A ROSNAR E MOSTRAR OS DENTES AO NAMORADO DA DITA, QUANDO ESTE A ABRAÇA E A BEIJA. ELE NÃO ADMITE QUE ELA VIVA PARA "OUTRO", COMO SE FOSSE APENAS UMA EXTENSÃO SUA, TAL COMO O TREINADOR QUE O USOU PARA ATACAR AS PESSOAS DE RAÇA NEGRA, REDUZINDO-O A UM BRAÇO (UMA EXTENSÃO SUA) AGRESSOR PARA APLICAR O SEU ÓDIO RACISTA.
O PROXENETA DE "NAKED KISS" USA AS "RAPARIGAS", APROPRIA-SE DELAS, CONDICIONANDO-AS PELO USO DA VIOLÊNCIA, SE ACHAR QUE TAL SE JUSTIFICA, HUMILHANDO-AS, CRIANDO-LHES UM TRAUMA, QUE DESPERTA O ÓDIO, QUE POR SUA VEZ LEVA À AGRESSÃO, COMO REFERE O TREINADOR NEGRO DO "WHITE DOG", QUE ACREDITOU QUE O SEU TREINO IRIA LIVRAR O CÃO DO ÓDIO AOS NEGROS, QUE O TRAUMA LHE PROVOCOU, PARA VIR A CONSTATAR, NO FINAL, QUE UMA VEZ "MARCADO", "MARCADO" PARA SEMPRE.
FOI ISSO MESMO O QUE ACONTECEU À PROTAGONISTA DE "NAKED KISS" QUE, VENDO-SE MAIS UMA VEZ VÍTIMA DE HUMILHAÇÃO, SE DEIXA TOMAR PELA FÚRIA E ASSASSINA O AGRESSOR.
DOIS FILMES "AMARGOS", PESSIMISTAS, ONDE O REALIZADOR, NO ENTANTO, GUARDA ALGUNS MINUTOS PARA NOS MOSTRAR O SEU FASCÍNIO PELO POETA ROMÂNTICO INGLÊS LORD BYRON, PERSONAGEM ROMÂNTICA POR EXCELÊNCIA, PELO QUE ESCREVEU, MAS SOBRETUDO, PELO SEU AVENTUREIRISMO.
A TENSÃO DRAMÁTICA QUE É CONFERIDA PELA BANDA SONORA EM "WHITE DOG", É TRABALHADA EM "NAKED KISS" AO NÍVEL DO PRETO E BRANCO DA FOTOGRAFIA (QUE AJUDA A LIMITAR OS ESPAÇOS, TORNANDO-OS MAIS "SUFOCANTES") E PELOS GRANDES PLANOS DO ROSTO DA PROTAGONISTA(UMA VIAGEM AO FUNDO DA ALMA, EM CLARO PARALELISMO COM A "JOANA D'ARC" DE DREYER).
"NAKED KISS" É UM "FILME NOIR" (GÉNERO CINEMATOGRÁFICO PENSADO PARA ENVOLVER OS PERSONAGENS NUMA ATMOSFERA "CRUA" E BRUTAL, APLICANDO UMA ESTÉTICA EXPRESSIONISTA QUE PINTA A VIDA COM CORES DRAMÁTICAS PARA EVIDENCIAR A DERROTA DOS PERSONAGENS PERANTE OS CAPRICHOS DESFAVORÁVEIS DO DESTINO). ALGO A QUE FRITZ LANG ALUDIA QUANDO, NO "LE MÉPRIS" DE J.L.GODARD, COMPARAVA O "FILM NOIR" À TRAGÉDIA GREGA: OS HOMENS E A SUA LUTA CONTRA UM DESTINO QUE OS "ESMAGA", COMO SE TIVÉSSEMOS SIDO EXPULSOS DO PARAÍSO E "GASTÁSSEMOS" UMA VIDA PARA TENTAR LÁ VOLTAR.
SE "WHITE DOG" CONVOCA MAIS LUZ, PELO FACTO DE GRANDE PARTE DAS SUAS SEQUÊNCIAS SE DESENROLAREM NO EXTERIOR, EM PLENO DIA,O CONTRASTE DÁ-SE NO TRATAMENTO DO TEMA QUE É BEM MAIS DRAMÁTICO DO QUE EM "NAKED kISS", POIS O REALIZADOR TECE AQUI "UM DISCURSO" SOBRE UMA PERSONAGEM (O CÃO) COM UMA PULSÃO ASSASSINA QUE SE VAI AGUDIZANDO NO DESENROLAR DO FILME, NUM CRESCENDO DRAMÁTICO.
O PROTAGONISTA, EM AMBOS OS FILMES, SOFREU A HUMILHAÇÃO, O QUE DESPOLETA E JUSTIFICA TODO O DESENROLAR DE AMBAS AS NARRATIVAS: NO CASO DE "NAKED KISS", A AMARGURA DA PROTAGONISTA PARA COM OS HOMENS, O QUE A FAZ TER MEDO DA "ENTREGA", FECHAR-SE AO "OUTRO",O QUE ELA ACONSELHA TAMBÉM A UMA AMIGA MAIS NOVA QUE SE VAI INICIAR NO MUNDO DA PROSTITUÍÇÃO.
MAS, APESAR DA SUA CAUTELA, MAIS UMA VEZ O DESTINO LHE PREGARÁ UMA PARTIDA, POIS SE ELA SE FECHOU AO "OUTRO", IDENTIFICADO, DESDE LOGO, COMO VILÃO (O PROXENETA QUE EXPLORA AS MULHERES) O DESFECHO DA RELAÇÃO QUE ELA ENCETOU COM UM HOMEM GENEROSO COM AS CRIANÇAS DEFICIENTES DA CIDADE, É PROVOCADO POR UM MOTIVO TRÁGICO: TRATA-SE AFINAL DE UM ABUSADOR DAS MESMAS CRIANÇAS QUE A PROTAGONISTA PROTEGE.
E AO ABUSAR DAS CRIANÇAS DEFICIENTES, (AS MESMAS QUE A PROTAGONISTA TÃO DEDICADAMENTE AJUDA A "CRESCER", A SENTIREM-SE MENOS EXCLUÍDAS) ELE AGRIDE INDIRECTAMENTE, HUMILHA A NAMORADA.
O DESLOCAMENTO, A FUGA À REALIDADE QUE A PROTAGONISTA REPRESENTA DURANTE O FILME, É SIMBOLIZADA NA SEQUÊNCIA EM QUE ELA ASSISTE VERDADEIRAMENTE EXTASIADA, À PROJECÇÃO DE IMAGENS DOS CANAIS DE VENEZA (LUGAR DE PROJECCÇÃO ROMÂNTICA, POR EXCELÊNCIA), PARA FALAR DA SUA IMENSA ADMIRAÇÃO PELO POETA ROMÂNTICO INGLÊS LORD BYRON, QUE LÁ TERÁ VIVIDO ALGUM TEMPO.
E EM "WHITE DOG", O QUE É QUE A HUMILHAÇÃO DESPOLETA? LEVA O PROTAGONISTA A "APROPRIA-SE" DA DONA, UMA MULHER QUE O RECOLHE DEPOIS DE O ATROPELAR. EM SEGUIDA, O ÓDIO QUE NELE FOI INSTIGADO, VAIS-SE EXTERIORIZANDO.
HÁ UM CLARO PARALELISMO ENTRE A SITUAÇAO EM QUE SE ENCONTRA O CÃO E A DONA. AMBOS VIVENCIARAM A HUMILHAÇÃO. ELE SOFREU A HUMILHAÇÃO E FOI INSTRUÍDO PARA FOCAR O SEU ÓDIO NAS PESSOAS DA MESMA CÔR DO AGRESSOR: OS NEGROS.
À DONA, QUE CONTAVA COM UM PAPEL IMPORTANTE NUM FILME, É-LHE COMUNICADO QUE AFINAL TERÁ APENAS UM PAPEL MENOR, O QUE A DEIXA VISIVELMENTE FRUSTRADA. ENCONTRAM-SE AMBOS, NUMA SITUAÇÃO DE REJEIÇÃO.
A FUSÃO PATOLÓGICA QUE O CÃO FAZ COM A DONA, LEVA-O A ROSNAR E MOSTRAR OS DENTES AO NAMORADO DA DITA, QUANDO ESTE A ABRAÇA E A BEIJA. ELE NÃO ADMITE QUE ELA VIVA PARA "OUTRO", COMO SE FOSSE APENAS UMA EXTENSÃO SUA, TAL COMO O TREINADOR QUE O USOU PARA ATACAR AS PESSOAS DE RAÇA NEGRA, REDUZINDO-O A UM BRAÇO (UMA EXTENSÃO SUA) AGRESSOR PARA APLICAR O SEU ÓDIO RACISTA.
O PROXENETA DE "NAKED KISS" USA AS "RAPARIGAS", APROPRIA-SE DELAS, CONDICIONANDO-AS PELO USO DA VIOLÊNCIA, SE ACHAR QUE TAL SE JUSTIFICA, HUMILHANDO-AS, CRIANDO-LHES UM TRAUMA, QUE DESPERTA O ÓDIO, QUE POR SUA VEZ LEVA À AGRESSÃO, COMO REFERE O TREINADOR NEGRO DO "WHITE DOG", QUE ACREDITOU QUE O SEU TREINO IRIA LIVRAR O CÃO DO ÓDIO AOS NEGROS, QUE O TRAUMA LHE PROVOCOU, PARA VIR A CONSTATAR, NO FINAL, QUE UMA VEZ "MARCADO", "MARCADO" PARA SEMPRE.
FOI ISSO MESMO O QUE ACONTECEU À PROTAGONISTA DE "NAKED KISS" QUE, VENDO-SE MAIS UMA VEZ VÍTIMA DE HUMILHAÇÃO, SE DEIXA TOMAR PELA FÚRIA E ASSASSINA O AGRESSOR.
DOIS FILMES "AMARGOS", PESSIMISTAS, ONDE O REALIZADOR, NO ENTANTO, GUARDA ALGUNS MINUTOS PARA NOS MOSTRAR O SEU FASCÍNIO PELO POETA ROMÂNTICO INGLÊS LORD BYRON, PERSONAGEM ROMÂNTICA POR EXCELÊNCIA, PELO QUE ESCREVEU, MAS SOBRETUDO, PELO SEU AVENTUREIRISMO.