My One Thousand Movies
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
My One Thousand Movies

O forum do blog My One Thousand Movies


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Funeral em vida ao cinema português (?) e loas a João César Monteiro.

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

JHB

JHB

Discute-se neste fórum o cinema brasileiro e faz-se a negação do estereótipo da realidade social. E no cinema português o que há para ser discutido?

Será que é positiva a recente onda de filmes “comerciais”, Contrato, Arte de Roubar, Star Crossed e quejandos? Será que a forma de habituar o público ao cinema português é enchê-los de novelas produzidas para o grande ecrã, que a meu ver não podem sequer ser chamadas de cinema (posso ser suspeito pois simplesmente recuso-me a ver tais filmes)? Será que este cinema fará gerar receitas significativas capazes de criar uma verdadeira indústria fílmica em Portugal, permitindo que algumas dessas verbas cheguem ao cinema de autor?

No tópico do cinema brasileiro o Tiago Menezes penitencia-se por até há bem pouco tempo não conhecer do cinema português mais do que Manoel de Oliveira e Maria de Medeiros. A verdade é que em Portugal o cenário não é diferente, genericamente são muito poucos os que conhecem o cinema que se faz por cá, pior, ao contrário do Tiago nem se preocupam com isso e mesmo que se preocupem não tem meios para contrariar esse desconhecimento (valha-nos o Chico e o seu Éden da blogosfera).

Evidentemente eu não tenho a solução, mas tenho uma preocupação, Teresa Villaverde, Jorge Cramez, Miguel Gomes, João Canijo, Pedro Costa, Fernando Lopes, (…), não podem continuar no desconhecimento. Até porque provavelmente não chegarão aos cem anos, onde toda gente lhes cairá aos pés, Tão engraçado com aquela idade e ainda com aquela força toda, e toda a gente os reconhecerá na televisão mesmo que continuem sem saber sequer o nome de um dos seus filmes, Dizem que são muito chatos.

Acho que um país que tem João César Monteiro e o deixa morrer quase sem reconhecimento, não o merecia. A opinião pública continua a desprezar o cinema português, talvez a culpa seja dele próprio por deixar que se produzam merdas como aquelas de que falo no segundo parágrafo, mas a opinião pública que se foda.


https://www.youtube.com/watch?v=_hKtF-jh_Ng
https://www.youtube.com/watch?v=eN7R31MQYSg

Angel_Of_Abyss



É assim eu não sou um grande cinéfilo, simplesmente gosto de bom cinema! Falando de cinema Português, do João César Monteiro (JCM) o primeiro filme que vi foi "Recordações da Casa Amarela", e eu deliciei-me até chorei a rir, é simplesmente fantástico! Foi uma lufada de ar fresco no Cinema Português, porque até então só deliciava-me com o "Pai Tirano", "Canção de Lisboa" e "Pátio das Cantigas". Um filme que me colou ao sofá, foi um filme que acho uma obra-prima do Cinema actual Português que foi o "Alice" é daqueles "filmes cereja" (vai-se ver por ver e depois quando se nota quase não pestanejamos para não perder pitada do filme, daqueles filmes que "agarra " uma pessoa). Um outro "filme cereja" foi o "memento" muito mas muito bom.

Já fiz a minha lista para o 5x5 a minha lista por acaso não tem filmes portugueses mas fui por filmes que me marcaram cada um no seu estilo, mas isso depois vocês vêem! Um abraço a todos e bons filmes! "Let's luckk ata a traila"(Lauro Dérmio)

Chico



Grande tópico João. Infelizmente não vejo grande saída para o cinema português. O que nos faz falta é ganhar-mos um grande prémio como aconteceu à uns anos no cinema romeno. A partir daí tudo seria diferente.
A nossa cultura está cada vez mais apimbalhada, e o reflexo disso é nas audiências.
Por mim, vou tentar continuar a divulgar o cinema português. Mas não é nada fácil. Hoje postei mais um beko exemplo..."Juventude em Marcha".

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos