My One Thousand Movies
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
My One Thousand Movies

O forum do blog My One Thousand Movies


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Cinema Brasileiro.

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Cinema Brasileiro. Empty Cinema Brasileiro. Sex Jun 12, 2009 7:33 am

Marina


Admin

Aqui no Brasil a moda agora é fazer do cinema um veículo para transpor para os filmes a realidade social,até certo ponto é válido, mas sempre há o risco de estereotipar e limitar a produção cinematográfica.Honestamente, o filme de recente sucesso por aqui,Tropa de Elite de José Padilha é um exemplo ruim disso;ao passo que Cidade de Deus do Fernando Meirelles consegue trazer,digamos, uma estrutura cinematográfica mais harmoniosa.Agora,temos tido produções recentes de muito refinamento,sutileza, beleza e criatividade como:
- A festa da Menina Morta,de Matheus Nachtergaele: https://www.youtube.com/watch?v=C3HDH41-bsc
- O Cheiro do Ralo,de Heitor Dahlia:
https://www.youtube.com/watch?v=stbFpnslHxk
- Feliz Natal,Selton Melo:
https://www.youtube.com/watch?v=6ulIDyktic8
- Amarelo Manga,Claúdio Assis:
https://www.youtube.com/watch?v=Jz-2lX6hiR0
- Lavoura Arcaica,Luis Fernando Carvalho:
https://www.youtube.com/watch?v=k7_NBPxinbI
- Santiago,João Moreira Salles;
https://www.youtube.com/watch?v=sVHRjoZSMeE
- O Céu de Suely, de Karim Aïnouz:
https://www.youtube.com/watch?v=oowIQS5_HiU
- Estômago,Marcos Jorge:
https://www.youtube.com/watch?v=FimMphR-rEE
Mostra que a produção brasileira é muito mais dinâmica do que uma análise precipitada de nossos sucessos de bilheteria pode sugerir.
Há cineastas brasileiros que considero indispensáveis,são eles: Luís Fernando Person,Nelson Pereira dos Santos,Rogério Sganzerla,Walter Salles(que terá seu espaço neste final de semana no My one thousand movies),Jorge Furtado,Carlos Reichenbach e Glauber Rocha.

2Cinema Brasileiro. Empty Re: Cinema Brasileiro. Sex Jun 12, 2009 10:09 am

Murilo Souza

Murilo Souza

Não é de hoje Marina, este ''cinema de favela'' já vem de um bom tempo para cá.

Gosto muito destes filmes listados por você, principalmente de Lavoura Arcáica, do Luis Fernando, que é um dos melhores filmes Nacionais que já assisti. Só discordo de Feliz Natal, do Selton, que achei um filme ruim. Peca pelo excesso em diversas cenas e pela inconsistênsia na construção de muitos personagens.

3Cinema Brasileiro. Empty O que e hoje o cinema brasileiro? Sex Jun 12, 2009 1:57 pm

Tiago Menezes

Tiago Menezes

O cinema atual como fonte de representacao da realidade social e a consequencia do que e o Brasil e a posicao na qual se enquadra em sua conjuntura economico-social, que necessariamente teria que iniciar dialogo em algum momento entre o representador e a parte representada: se revelando tanto pelo carater divulgador da arte do representador quanto pela possibilidade de consumidora de arte pelo publico pagante que seria na maior parte a representada.

Vamos pegar o cinema atual. As vezes pode ser um esforco para critica sobre o pais como em Baixio das Bestas ou Central do Brasil ou sera que serve para a consolidacao de uma identidade cinematografica como se fez em Cidade de Deus? Pode ser que seja mesmo de dialogo direto com o publico de cima e de baixo e fazer sucesso por ele como Tropa de Elite? Este e o mais cotado para assumir as posicoes: de sucesso em toda favela brasileira e de critica em Berlim.

O que voces acham?

O que realmente nao sei, e se isso deve ser denominado "cinema de favela" passa a imagem de que a periferia produz os filmes e ate dialoga com a sua realidade social representada. Sera que sim? E nossos amigos cinefilos Europeus, o que acham de nosso cinema?

Abracos

4Cinema Brasileiro. Empty Re: Cinema Brasileiro. Sex Jun 12, 2009 4:22 pm

Murilo Souza

Murilo Souza

Um dos maiores problemas do Cinema Brasileiro chama-se DISTRIBUIÇÃO.

Por exemplo: no caso dos editais, você pode até ganhar um edital para produzir um filme mas não sabe se ganhará um edital para distribuí-lo. Ou seja, do que adianta fazer um filme que não será visto?

No Brasil, de cada 100 filmes produzidos menos de 30 chegam ao Cinema, o que favorece o monopólio das grandes produtoras e distribuidoras, como a GloboFilmes, só para citar uma gigante.

O orçamento destinado a Cultura no Brasil é inferior a 1%.

E ainda em relação a editais públicos, existe o problema das ''cartas marcadas''.

Eu mesmo conheço vários realizadores talentosíssimos que não foram ''agraciados'' em editais e que hoje sobrevivem produzindo comerciais para TV de lojas de departamento ou de pequenos estabelecimentos de gêneros diversos.

O argumento principal do governo para justificar o irrisório investimento em cultura é o de que não há retorno. Questionam que se aumentaram a verba quantos empregos serão gerados e quanto de imposto esse aumento de investimento irá gerar.

Dizem que a cultura não se sustenta.

É triste isso.

“política de desenvolvimento deve ser posta a serviço do processo de enriquecimento cultural”, já dizia Celso Furtado, um dos maiores economistas de todos os tempos.

O que fazer então meus amigos?

5Cinema Brasileiro. Empty Re.Cinema Brasileiro. Sáb Jun 13, 2009 5:19 am

Marina


Admin

Acho que o cinema tem a liberdade de fazer o que quiser.Ele pode falar de uma realidade social,sentimentos,pessoas, enfim...ele pode infinitas coisas.A questão é quando a produção cinematográfica começa a ficar atrelada a um só tema ou estrutura como é o caso dos últimos filmes de sucesso no Brasil.
Acho que o termo " cinema favela " pode soar pejorativo,superficial e equivocado.E até que ponto há diálogo entre o representador e a parte representada?O cinema,para mim,não é a transcrição da realidade : É sempre a visão de alguém sobre determinada coisa e ele usa todos os instrumentos que a linguagem cinematográfica lhe proporciona para criar um universo que pode até remeter ou se aproximar da realidade,mas dificilmente será o mundo real nu e cru.Ou seja,sempre será uma visão limitada,mas nem por isso tão infiel,desta tão comentada realidade social.Há uma procura em demasiado por esta identidade nacional e acho absolutamente desnecessária,pois há sempre o perigo de reificar e estigmatizar a produção.Façam filmes,muitos filmes o resto é consequencia.Agora,é inegável que há um mercado muito frutífero para as produções que se propõe " retratar " a realidade social,afinal,o apelo popular é enorme.Então,e isto é o meu temor,para se fazer sucesso no Brasil há de se escolher entre produção novelescas da globo filmes ou o Bang Bang nas favelas.Não estou dizendo que a nossa situação econômica não influencia e muito nas produções,mas pq fazer isso sempre da maneira mais apelativa possível?Isto para mim é de um oportunismo descarado e imbecil: É fácil falar de pobreza num país pobre.Se quiser enfocar a pobreza ou a realidade social ou algo desta natureza não precisa fazer apenas de uma forma,há tantas outras...

6Cinema Brasileiro. Empty Entao como seria? Sáb Jun 13, 2009 6:55 pm

Tiago Menezes

Tiago Menezes

Por isso que entro em qualquer forum que deseja enriquecer nossas interlocucoes. E sempre bom discutir e nao so baixar filmes.

Otimo Marina, adorei a interpretacao do cinema como sendo sempre representacao de um ponto de vista. Acho que nao seria nem interpretacao, mas um fato. O que nao se deve mesmo e estereotipar a producao, como vemos em diversos filmes por ai.

Boa Murilo! Concordo com voce sobre o temivel e delicado tema: o que e ser cineasta no Brasil? Da mesmo pra ser cineasta no Brasil? Cada um deve ter seus amigos ou conhecidos com otimas ideias e que nao tem nenhum espaco. Essa questao da oferta e da demanda cinematografica e sempre muito complicada.

O consumo cinematografico em nosso pais (pode ser que no mundo todo tambem, mas tenho duvidas) tenha a dificuldade de conciliar o consumo de otimas producoes nacionais com os blockbusters americanos (e nao estou estigmatizando, acho-os ate necessario e em outra hora digo porque). Pois todos aqui sabem que a bilheteria do E Se eu Fosse Voce 2, nem chega aos pes de um Homem Aranha. E ai e que cai exatamente na questao do Murilo.

Mas entao amigos, O que fazer? O povo tem que se educar para assistir filmes nacionais? Ou as producoes devem se adequar ao que gera lucro para concorrer (se possivel!) com os Blocks?

7Cinema Brasileiro. Empty Re: Cinema Brasileiro. Sáb Jun 13, 2009 7:08 pm

Chico



Eu não sei se conhecem este blog, mas é exelente: http://filmesbrasileirosdownload.blogspot.com/

Pena que alguns links estejam apenas para o emule ou torrents, mas mesmo assim tem muita coisa.
Eu não tenho posto filmes basileiros no My One Thousand porque há muitos disponiveis espalhados pela blogosfera, e eu não gosto de repetir o que os outros fazem. Mas em breve vou fazer mais ciclos, e o próximo há-de ser do Glauber Rocha.
O cinema portugues por sua vez, é muito raro de se encontrar. Muitos dos que tenho no meu blog foram um verdadeiro achado quando os encontrei, e muitos fui eu mesmo que comprei.

8Cinema Brasileiro. Empty Re: Cinema Brasileiro. Sáb Jun 13, 2009 7:33 pm

Tiago Menezes

Tiago Menezes

Chico, a sua singularidade comeca exatamente ai, demonstrar o que nao e obvio e perceber que ainda ha muito a ser feito. Nesse sentido voce vai na contramao sempre a esquerda do senso comum, pois de que adianta postar tudo que e postado em qualquer lugar a qualquer hora? Seu blog o My One Thousand Movies e um veiculo impressionante e voce Chico e sem duvida impressionante, pois voce mesmo baixa, faz upload, faz resenha e putz faz ate legenda, somente para que nos conhecamos mais producoes desconhecidas, novas e impares. Ou seja, pelo simples prazer de mostrar cinema.

Porra, Chico. Como dizemos no Brasil, Voce e o Cara!

Aqui no Brasil ha muito pouco ou quase nada sobre a cinematografia Portuguesa, desculpe-me pela ignorancia, mas so conhecia Manoel de Oliveira e Maria de Medeiros. So agora na minha faculdade estamos com um ciclo sobre o Joao Cesar Monteiro e putz que cineasta! Seria legal mais cinematografia Portuguesa! Alias, agradeco pela dica do blog de filmes brasileiros.



Última edição por Tiago Menezes em Sáb Jun 13, 2009 7:56 pm, editado 1 vez(es)

9Cinema Brasileiro. Empty Re: Cinema Brasileiro. Sáb Jun 13, 2009 7:47 pm

Murilo Souza

Murilo Souza

Assino embaixo do que o Tiago escreveu, o Chico faz um grande trabalho com este Blog.

10Cinema Brasileiro. Empty Re: Cinema Brasileiro. Sáb Jun 13, 2009 8:03 pm

Chico



Obrigado pessoal. Very Happy
Eu tinha respondido aqui sobre o cinema portugues mas a resposta desapareceu. Laughing
Em relação ao cinema portugues, para mim os grandes nomes do momento são o Pedro Costa e a Teresa Vilaverde. Tenho vários filmes do Pedro Costa no blog e em breve vou ter mais.
Depois houve duas primeiras obras muito boas, que para mim estão no top 10 dos melhores filmes portugueses de sempre, possivelmente. É o "Coisa Ruim" e o "Alice". Também estão os dois no blog.
Infelizmente a produção portguesa, em regra geral é mediocre...

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos